Aplicações preventivas contra Helicoverpa amigera em Sorriso/MT

Os agricultores do município de Sorriso, localizado no Médio Norte de Mato Grosso, estão controlando a lagarta Helicoverpa amigera com aplicações preventivas de defensivos. A informação é do o presidente do Sindicato Rural, Laércio Lenz. 

“Esse ano o produtor está fazendo aplicações preventivas e está monitorando a cada dois dias, olhando todo o talhão, e não deixando que ela se instale na lavoura. Por isso, apesar do período chuvoso, estamos num momento bem tranqüilo em realação às pragas”, afirma o sindicalista. 

Lenz ressalta, no entanto, que está sendo utilizado "produto fisiológico para a lagarta, e fazendo a aplicação contra a ferrugem bem antecipada e preventiva para não deixar a praga ou a doença atacar a lavoura. O segredo é esse: prevenir”. 

Sorriso é o maior produtor individual brasileiro e mundial de soja. Sua área agricultável chega a 633 mil hectares. Na safra 2012/13 produziu 2,1 milhões de toneladas de soja, 3,1 milhões de milho e um total de 5,2 milhões de toneladas de grãos, conforme o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

[