Projeto Ases entra na programação de final de ano do Canal Rural

O Projeto Ases está na programação de final de ano do Canal Rural. No próximo dia 21, ás 21 horas, vai ao ar um especial recapitulando os oito filmetes que integraram a campanha, promovida pelo Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag) e pelo Grupo Amigos da Aviação Agrícola (da comunidade Pilotos Agrícolas, do Facebook). Em 11 minutos, o especial vai repassar desde história até o desenvolvimento da aviação agrícola, passando pela formação dos pilotos, segurança (operacional e ambiental), tipos de operações e suas vantagens para as lavouras e o meio ambiente.O Ases marcou um projeto ousado e pouco convencional na mídia brasileira. A ação junto ao Canal Rural foi paga pela campanha de arrecadação iniciada na comunidade Pilotos Agrícolas do Facebook, com a qual o próprio Sindag contribuiu substancialmente. As contribuições vieram de pilotos, técnicos, empresários, fornecedores e prestadores de serviços para a aviação agrícola - que ainda seguem a página no site de relacionamentos.CAMPANHA NACIONALA ideia inicial era partir para uma campanha em rede nacional que abrangesse o grande público e com continuidade. Cujos custos se mostraram proibitivos em um primeiro momento. Daí veio a estratégia de apostar no Canal Rural por ser uma emissora que abrange a maior parte do público do agronegócio (98%) nacional. O que quer dizer não apenas produtores (que passarão a considerar o uso da aviação em suas lavouras), mas autoridades, políticos e até jornalistas especializados no setor.Para o presidente do Sindag, Nelson Antônio Paim, o resultado foi satisfatório. “Não se abrangeu diretamente o grande público das emissoras mais populares, o que estaria muito longe do nosso alcance financeiro. Mas atingimos políticos, autoridades e o público formador de opinião no setor rural. E ainda colocamos o assunto aviação agrícola na pauta do restante da imprensa”, assinala Paim. “Eu mesmo dei entrevistas falando sobre o setor aeroagrícola a outras emissoras, onde os jornalistas comentaram terem visto a campanha no Canal Rural”, completa.O projeto começou com reportagens feitas durante o Congresso Sindag 2013 (nos dias 26, 27 e 28 de junho, em Cuiabá) e depois teve oito filmetes de um minuto cada, que foram ao ar repetidas vezes entre julho e setembro.

 

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