Governo pode apoiar produção de etanol de milho

Com a queda vertiginosa nos preços do milho, o governo brasileiro já estuda a possibilidade de subsidiar a produção de etanol a partir do grão.  O País já é o maior produtor mundial de etanol de cana-de-açúcar, mas pode começar a produzir o biocombustível de milho após a safra recorde desse ano. 

“Estamos estudando fornecer apoio financeiro para o etanol de milho, além da criação de uma política agrícola para isso. O etanol de milho é competitivo, e provavelmente a melhor saída para o excedente da safra”, justificou o , disse o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller, em entrevista à Bloomberg.

Os preços do milho despencaram esse ano, com a aprodução estimada em até 81 milhões de toneladas na safra 2012/13. A progressão tem sido geométrica, a medida em que os agricultores começaram a plantar duas safras por temporada, utilizando novas tecnologias e fertilizantes. 

Por outro lado os preços praticados preocupam. No principal estado do Mato Grosso, os valores caíram 37% este ano, para R$ 11,26 por saca de 60 quilos. Enquanto isso o custo de produção chegou a R$ 13,02, segundo dados oficiais. 

 

Agrolink

[